Balão Internas

Metodologia


O Programa de Educação a Distância do COSEMS será desenvolvido integralmente em Ambiente Virtual de Aprendizagem, evitando o deslocamento dos profissionais de saúde e dos professores, mas respondendo, com eficiência e qualidade, à necessidade permanente de atualização dos conhecimentos na área. Dessa forma, o Programa buscará compatibilizar a oferta de cursos com as necessidades ocupacionais dos participantes.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem serão desenvolvidas todas as atividades dos cursos: leituras básicas obrigatórias, leituras complementares de aprofundamento, vídeo aulas, vídeos ilustrativos, animações, jogos, aulas em áudio acompanhadas de slides explicativos, acesso a links importantes, salas ou fóruns de discussão de temas pertinentes, salas livres de discussão e outras ferramentas de interação ou de informação. No Ambiente serão ainda realizadas as atividades de fixação ou consolidação do conhecimento e avaliativas, de diferentes naturezas: objetivas ou de múltipla escolha; abertas ou dissertativas.

Como suporte à aprendizagem dos alunos, o Programa disponibilizará dois tipos de estruturas: o suporte tecnológico, que tem por objetivo apoiar os alunos em suas dúvidas e problemas em relação ao uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem; a tutoria, que tem por objetivo apoiar o aluno em seu percurso de aprendizagem.

O tutor é um auxiliar da aprendizagem dos alunos e os acompanha durante todo o curso. Recebe a supervisão dos professores/conteudistas, que se responsabilizam pela qualidade da informação repassada aos alunos. Como na modalidade a distância o aluno precisa de um apoio mais próximo, já que ele não se encontra fisicamente com os professores e os colegas, as turmas de um curso são divididas em grupos menores, de cerca de 40 alunos, cada um deles sob a responsabilidade de um tutor, permitindo dessa forma uma interação mais próxima e, portanto, um suporte mais efetivo.

Ao aluno é recomendado dedicar-se aos estudos em um ritmo constante, por ele estabelecido, de acordo com suas características pessoais. Esse ritmo pessoal deve, naturalmente, se balizar no cronograma de cada curso. É importante fixar metas semanais de estudo e obedecê-las, não deixando acumular tarefas e leituras. Embora a Educação a Distância seja uma modalidade eminentemente flexível, ela exige do estudante disciplina. Em EAD, não se aplicam critérios como frequência de alunos. Não há uma obrigação de cumprir a carga horária frente ao computador. O professor deve ensinar e o aluno estudar. O que se procura garantir, e portanto o que é cobrado, é a aquisição, pelos alunos, das competências e das habilidades propostas.

Todas as atividades serão registradas no sistema específico do Programa. O registro das notas no histórico de cada aluno possibilitará a emissão automática de certificados aos que cumprirem todos os pré-requisitos estabelecidos.
logo do ministério da saúde logo do governo de minas gerais logo do cosems mg