Balão Internas

Conheça o programa


Justificativa
O COSEMS MG - Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – é uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, de duração indeterminada. Tem por finalidades: lutar pela autonomia dos municípios, congregar os gestores dos serviços municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e de informações de seus membros; participar das políticas de saúde em nível estadual; atuar de todas as formas para que a saúde das populações dos municípios mineiros seja a melhor possível.

Dentre as finalidades precípuas, definidas em seu Estatuto, cabe ao COSEMS: “promover encontros, seminários e outros eventos que possibilitem discussões e troca de experiências” e “levantar e transmitir aos municípios o máximo de informações que possibilitem a obtenção de recursos financeiros e técnicos, buscando a ampliação de repasse de recursos para o setor de saúde dos municípios”.

O presente Programa fundamenta-se nessas duas finalidades, tendo como escopo a capacitação de gestores e técnicos de saúde dos 853 municípios mineiros, para que tenham a possibilidade de tornar os sistemas de saúde municipais, especialmente no que diz respeito à gestão dos recursos do SUS, mais eficazes, eficientes e efetivos.

Os sistemas municipais de saúde mineiros guardam uma grande diversidade, em decorrência das disparidades relativas à extensão territorial, á população e ao grau de desenvolvimento de cada município. No entanto, os problemas de gestão, de controle e de prestação de contas dos recursos da saúde se equivalem em todos eles, exigindo uma capacitação permanente de gestores e técnicos. Essa necessidade enfrenta graves dificuldades em seu atendimento, face aos custos financeiros com deslocamentos, além dos problemas de ordem social gerados pelo afastamento das pessoas do trabalho e da família.

Isso acaba por provocar um grande número de desistências ou o não preenchimento das vagas ofertadas, o que compromete os objetivos dos projetos de capacitação e suas metas.

Por outro lado, o deslocamento de professores ou instrutores, com o intuito de oferecer a capacitação em locais mais próximos aos demandantes, se mostra inviável, pelo número de municípios e a extensão territorial do Estado. Isso sem falar no alto valor das despesas relativas ao deslocamento e ao tempo de dedicação desses especialistas.

Dadas, portanto, a dispersão geográfica e a dimensão do público-alvo, justifica-se a adoção, pelo COSMS, de um Programa de Capacitação a Distância, como forma de oferecer uma capacitação de qualidade, com a flexibilidade exigida pelo perfil do público: adultos inseridos no mercado de trabalho e com encargos familiares que lhes dificultam o deslocamento, com alta demanda de capacitação, mas com horários diversificados de disponibilidade para dedicação aos estudos.

O conjunto de cursos ora em oferta, que terá uma duração de 12 (doze) meses, pretende ser uma experiência piloto para a implantação de um programa permanente de capacitação a distância do COSEMS, que tem por objetivo chegar aos municípios de forma rápida, flexível e permanente. A facilidade de atualização dos conteúdos e o reaproveitamento do material didático criado representam uma vantagem extremamente importante em uma atividade que está submetida a mudanças constantes de normas e exigências, informações que devem chegar às pontas do sistema com rapidez e eficiência.

Objetivo Geral
Capacitar os gestores e técnicos dos 853 municípios do Estado de Minas Gerais, tornando a gestão dos serviços de saúde mais eficiente, efetiva e eficaz.

Objetivos Específicos
I.Capacitar os gestores e técnicos municipais da saúde para a correta execução dos recursos financeiros do SUS.

II. Capacitar os gestores e técnicos municipais da saúde para o conhecimento e maximização da capacidade assistencial.

III. Capacitar os gestores e técnicos municipais da saúde no processo de planejamento do SUS.

IV. Capacitar os gestores e procuradores municipais da saúde nas legislações aplicadas ao SUS.

Perfil do Público
Gestores e técnicos municipais da área de saúde, dos 853 (oitocentos e cinqüenta e três) municípios mineiros, com diversos níveis de formação e de escolaridade.
logo do ministério da saúde logo do governo de minas gerais logo do cosems mg